Elixires de Saturno

A Linha “Elixires de Saturno” dos Florais de Anura foi criada especialmente para equilibrar os efeitos dos aspetos limitadores da energia de Saturno (regente de Capricórnio) sobre aquelas energias que, astrologicamente, estão associadas aos traços mais importantes da personalidade humana. Ou seja, Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte, os quais costumam ser designados por “planetas pessoais”.

Sol

Sol
Identidade
Consciente

Lua

Lua
Plano Emocional
Inconsciente

Mercurio

Mercúrio
Mente
Comunicação

Venus

Vénus
Afectos
Valorização

Marte

Marte
Coragem
Iniciativa


Vídeo de apresentação dos Elixires de Saturno


A oportunidade de prescrição dos Elixires de Saturno ocorre em duas situações distintas, tendo por base o mapa astrológico natal da pessoa:

  1. Conjunções, quadraturas e oposições de Saturno aos planetas pessoais.
  2. Trânsitos de Saturno aos planetas pessoais.

Quais são os Elixires de Saturno?

São cinco os Elixires de Saturno que o Sistema Anura lhe apresenta, cada um deles para situações distintas.

Afirmação
Elixir Nº 1

Tensão
Saturno – Sol

Fertilidade
Elixir Nº 2

Tensão
Saturno – Lua

Comunicação
Elixir Nº 3

Tensão
Saturno – Mercúrio

Serenidade
Elixir Nº 4

Tensão
Saturno – Vénus

Dinamismo
Elixir Nº 5

Tensão
Saturno – Marte

Saturno - Elixires de SaturnoGenericamente, Saturno está relacionado com as nossas limitações, a formação e cristalização da consciência, o valor educativo da dor, o saber adquirido pela experiência na criação de formas e estruturas. Fortalece a noção de responsabilidade individual e penetra no cerne das questões. Através de “testes”, estabelece limites na presença de condições adversas.

A energia de Saturno aponta as vulnerabilidades do carácter e sugere as alterações a implementar, quando somos confrontados com a frustração e o sofrimento.

Assim, quando surge envolvido nos referidos aspectos desafiadores (conjunções, quadraturas e oposições), indica um ou mais dos seguintes tópicos: recusa, negatividade, medo, sofrimento, isolamento, inadequação, abandono, privação, avareza, misantropia, desconfiança, fatalismo, pessimismo, frieza, inflexibilidade, insegurança e solidão.

 


Descrição dos Elixires de Saturno

Segue-se uma breve descrição de cada Elixir de Saturno, basta clicar para expandir e consultar o conteúdo.


Elixir Nº 1 - AFIRMAÇÃO

Tensão Saturno – Sol

A palavra-chave de um Saturno desafiador é “medo”. No caso de pressão sobre o Sol, pode haver medo de manifestar o sentido de autoridade. A amargura e azedume geradas por um Sol que não consegue brilhar, leva a pessoa a culpar os outros pelas suas desditas, a ver a vida de forma pessimista (o que produz frustração), e a julgar os defeitos dos outros (o que gera conflitos). A pessoa tende a autodisciplinar-se para ser bem sucedida. Não se permite descansar, porque, quanto a ela, o sucesso é a consequência natural de um trabalho responsável, árduo e persistente.

A toma regular do Elixir Nº 1 – AFIRMAÇÃO é uma ajuda preciosa para a pessoa passar a afirmar o seu poder pessoal e autoridade (abandonando, porventura, o autoritarismo). Elimina o medo e diminui a tendência para controlar. Modera o sentido de obrigação, na esperança de rejeitar responsabilidades que não lhe competem. Desinibe e ajuda a reconhecer que o descanso e as diversões saudáveis são fundamentais para um vida equilibrada e sadia. A prescrição do Elixir Nº 1 – AFIRMAÇÃO é fundamental em qualquer aspecto tenso entre Saturno e o Sol. Torna-se, contudo, indispensável se o Sol estiver posicionado no seu próprio signo (Leão), em Capricórnio (signo regido por Saturno) ou se surgir como regente do Ascendente em Leão.

Elixir Nº 2 - FERTILIDADE

Tensão Saturno – Lua

As pessoas nascidas com uma tensão entre Saturno e Lua, regra geral sentem dificuldade em expressar as emoções. O carácter tende a ser reservado e, por vezes, melancólico. Porque a Lua representa a mãe, é provável que haja problemas com a progenitora, a qual pode ser (ou ter sido) repressiva, controladora, fria ou distante. Há, portanto, uma tendência para o isolamento e a solidão. De tudo isto se deduz uma considerável insegurança emocional, que gera sentimentos de culpa e impede o florescimento da autoconfiança.

A toma regular do Elixir Nº 2 – FERTILIDADE vai aliviar a frustração e a necessidade da proteção familiar com que a pessoa convive diariamente. Diminui, também, a tendência para mergulhar no passado (lamentando, se foi infeliz; sonhando, se foi agradável). Contribui, ainda, para erradicar a inconstância e a incerteza, acalmar a agitação e a desconfiança, fortalecer a força de vontade e diminuir a frequência das crises de choro. A prescrição do Elixir Nº 2 – FERTILIDADE é fundamental em qualquer aspecto tenso entre Saturno e a Lua. Torna-se, contudo, indispensável se a Lua estiver posicionada no seu próprio signo (Caranguejo), em Capricórnio (signo regido por Saturno) ou se surgir como regente do Ascendente em Caranguejo.

Elixir Nº 3 – COMUNICAÇÃO

Tensão Saturno – Mercúrio

Em tensão, a energia de Saturno representa “repressão”; Mercúrio está relacionado com a aprendizagem e todos os tipos de comunicação e expressão. Assim, a pessoa decerto tem dificuldade em comunicar verbalmente, por escrito, etc. Sente-se insegura se tem de participar em debates, com medo de ser mal entendida e de cair no ridículo. O terror surge se tem de falar em público. Se acha que falhou, não esquece facilmente e fica a repisar no sucedido. O sistema de crenças tende a ser conservador, podendo raiar a intolerância.

A toma regular do Elixir Nº 3 – COMUNICAÇÃO é uma contribuição preciosa para ultrapassar os bloqueios referidos. Com o tempo, a pessoa decerto irá ganhar confiança para expressar as suas ideias, comunicando-as sem receio, seja à mesa do café, seja perante uma plateia. Ao deixar de ser tão calada e introvertida, sentirá um distanciamento progressivo do sentimento de frustração e, eventualmente, da inveja. Outro benefício é a diminuição do risco de doenças pulmonares e do sistema nervoso. A prescrição do Elixir Nº 3 – COMUNICAÇÃO é fundamental em qualquer aspecto tenso entre Saturno e Mercúrio. Torna-se, contudo, indispensável se Mercúrio estiver posicionado nos seus próprios signos (Gémeos e Virgem), em Capricórnio (signo regido por Saturno) ou se surgir como regente do Ascendente em Gémeos ou Virgem.

Elixir Nº 4 – SERENIDADE

Tensão Saturno – Vénus

Em negativo,  a energia de Saturno não inibe sensações, emoções, pensamentos, etc.; inibe a expressão delas. Portanto, se a energia de Vénus representa a necessidade de conforto e segurança, o apreço pela beleza e harmonia, como reagimos nos relacionamentos e buscamos a segurança emocional e material, é claro que a pessoa vai sentir-se indigna de ser amada (embora possa sê-lo por muita gente), e bem sucedida materialmente. O medo de rejeição e humilhação gera tristeza e infelicidade.

A toma regular do Elixir Nº 4 – SERENIDADE vai ajudar a pessoa a compartilhar, libertando-se das frustrações sentimentais. Outra vantagem é a substituição do romantismo idealizado por um sentido prático nas relações familiares, de amizade e nas parcerias afetivas. Com o tempo, ser-lhe-á cada vez mais fácil aceitar compromissos, os quais se esforçará por manter em equilíbrio duradouro. A prescrição do Elixir Nº 4 – SERENIDADE é fundamental em qualquer aspecto tenso entre Saturno e Vénus. Torna-se, contudo, indispensável se Vénus estiver posicionada nos seus próprios signos (Touro e Balança), em Capricórnio (signo regido por Saturno) ou se surgir como regente do Ascendente em Touro ou Balança.

Elixir Nº 5 – DINAMISMO

Tensão Saturno – Marte

Marte representa a força muscular, o poder executivo e o espírito de iniciativa. É o que nos impele a nos destacarmos dos outros, de realçarmos a individualidade e provarmos o valor próprio. Em tensão com Saturno, a pessoa sente que a capacidade de agir está em teste contínuo. Há, portanto, medo de falhar e, por vezes, confronto com a autoridade. Saturno, ao injetar medo na coragem de Marte, pode gerar crueldade e autoritarismo, senão mesmo uma atitude ditatorial, onde os outros são meros degraus para o sucesso.

A toma regular do Elixir “Dinamismo” vai auxiliar a pessoa a considerar os outros, a não recear o êxito, a ser ponderada e cautelosa, a sentir-se segura e confiante, a não ter medo de arriscar. Ou seja, vai trabalhar o egoísmo, a cólera e a intolerância. As rivalidades decerto diminuirão, assim como o calculismo em benefício próprio. Certamente aprenderá a compartilhar e adquirirá uma forma de expressão equilibrada e segura, em que o “outro” tem um papel fundamental. A prescrição do Elixir Nº 5 – DINAMISMO é fundamental em qualquer aspecto tenso entre Saturno e Marte. Torna-se, contudo, indispensável se Marte estiver posicionado no seu próprio signo (Carneiro), em Capricórnio (signo regido por Saturno) ou se surgir como regente do Ascendente em Carneiro.


Para todos os Elixires de Saturno recomendam-se três pulverizações da língua de manhã, de tarde e à noite, de preferência fora das refeições, até esgotar o frasco.

Todos os Elixires de Saturno estão disponíveis na nossa Loja Online.